O QUE TÊM EM COMUM
PATÁPIO SILVA E NOEL ROSA?*
Além
da genialidade na música, os dois artistas, de diferentes épocas e estilos,
tiveram suas carreiras interrompidas aos 26 anos de idade. Em suas curtas
trajetórias, deixaram obras que, por sua beleza persistem imunes ao tempo,
mesmo numa época de bens culturais descartáveis.
Não
há muitos registros sobre Patápio Silva, mas sabe-se que nasceu em Itaocara,
noroeste fluminense, no ano de 1880. Patápio interessou-se pela música ainda na
adolescência e aos 20 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como
tipógrafo, vindo depois a ingressar na Escola Nacional de Música. Além de seu
virtuosismo na execução das peças musicais, Patápio também se revelou um
refinado compositor.
Os
quatro anos de filmagens reuniram um leve mosaico sobre a vida do artista. As
locações contemplaram a Escola de Música da UFRJ, a cidade de Itaocara e as
ruas do Rio que ainda lembram a paisagem carioca do final do século XIX. O
documentário reapresenta a valsa “Primeiro Amor”, um clássico da música popular
brasileira, originalmente gravado pelo pioneiro Patápio Silva na antiga Casa
Edson e inserido na trilha sonora da novela “Nina” em 1977. Além disso, o filme
conta com uma imagem rara do músico de perfil atribuída ao fotógrafo Valério
Vieira.
O
jovem negro pobre e interiorano venceu pelo talento e obstinação barreiras
sociais e econômicas, alcançando reconhecimento de platéias e críticos
exigentes. Ao morrer, em Florianópolis, durante turnê pelo sul do país, era um
artista admirado. Sua morte prematura e súbita provocou grande comoção e ganhou
destaque na imprensa de todo o país.
Músicos
da atualidade, como Altamiro Carrilho, reverenciam Patápio Silva e veem nele um
mestre a ser seguido.
Em
2007, quando dos 100 anos da morte de Patápio Silva, o Informativo da
Associação Brasileira de Flautistas publicou uma edição especial sobre a vida
do músico, que pode ser acessada em http://www.abraf.art.br/ABRAF/Home_files/Pattapio-28_1.pdf
*Teresa Fazolo é jornalista e Mestre em
Comunicação na PUC-Rio (http://www.atecela.blogspot.com/).
A imagem acima encontra-se no livro Nássara: desenhista de Cássio
Loredano (FUNARTE, 1985).
Besides
the genius in music, the two artists from different eras and styles, their
careers were interrupted at 26 years of age. In their short careers, left works
which, by their beauty remain immune to time, even in an era of cultural
disposable.There are not many records about Patápio Silva, but it is known who
was born in Itaocara, northwest of Rio de Janeiro, in 1880. Patápio became
interested in music as a teenager and at age 20 he moved to Rio de Janeiro,
where he worked as a printer, but after joining the National School of Music.
In addition to his virtuosity in the performance of musical pieces, Patápio
also proved a fine composer.The four years of filming together a mild mosaic on
the artist's life. The leases contemplated the School of Music of UFRJ, the
city of Itaocara and the streets of Rio who still remember the landscape of Rio
de Janeiro late nineteenth century. The film reintroduces the waltz "First
Love", a classic of Brazilian popular music, originally recorded by the
pioneer Patápio Silva in the former and inserted into the Edson House
soundtrack from the novel "Nina" in 1977. Moreover, the film features
a rare picture of a musician profile given to the photographer Valerio
Vieira.The young black poor and provincial talent and tenacity won the social
and economic barriers, achieving recognition of audiences and critics
demanding. When he died in Florianópolis, during tour of the south, was an
artist admired. His sudden and untimely death caused great commotion and came
to prominence in the press throughout the country.Musicians of today, as
Altamiro Carrilho, revere Patápio Silva and see him as a master to be
followed.In 2007, when 100 years of the death of Patápio Silva, the newsletter
of the Association of Flutists published a special issue on the musician's
life, which can be accessed http://www.abraf.art.br/ABRAF/Home_files / Pattápio-28_1.pdf* Teresa Fazolo
is a journalist and graduate student in Communication at PUC-Rio (http://www.atecela.blogspot.com/). The image above is in the book Nassara:
designer Cassio Loredano (FUNARTE, 1985).
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